Vamos falar de felicidade?



     De acordo com o dicionário Aurélio a definição de felicidade é: concurso de circunstâncias que causam ventura; estado da pessoa feliz; sorte; ventura; bom êxito. Termos bastante genéricos, não acha? Acredito que não há uma definição única e correta sobre a felicidade, pois é algo individual e cada um a define de uma forma. Há alguns anos felicidade para mim era conhecer lugares, ganhar dinheiro, comprar coisas. Hoje não. Ter dinheiro é importante? Sem dúvida, mas não no sentido que atribuía antes. Hoje valorizo o que ele pode comprar de mais essencial: alimentos, remédios, cobertores, além da possibilidade de ajudar alguém que esteja com fome, dor, frio. Felicidade é valorizar aquilo que é natural, está em nossa rotina: um almoço em família, confraternização entre amigos, assistir a um pôr do sol, afagar um animal (e ser afagado por ele!), preparar refeições e ser grato pelos alimentos, estar aquecido com uma xícara de café nas mãos. Claro que ainda fico feliz quando posso viajar, mas aí a felicidade vai estar em ter experiências locais, e não no que poderia comprar no comércio deste lugar.Continuando, minha felicidade está no convívio com quem mais amo. Na leitura de um livro delicioso, que  não quero que acabe. No contato com a natureza ou quando vejo que aquela mudinha que  plantei cresceu e tem uma linda flor. Ao conversar com alguém que me deixa bem... A lista é enorme, mas não são coisas e sim sentimentos, encontros, fatos rotineiros. Amo a vida que divido com meu companheiro. Tem tanta coisa boa na vida da gente, reparou? Quando deixamos um pouco de querer ter coisas e voltamos nossa atenção ao quem somos, do que gostamos, o que nos faz bem tudo fica mais tranquilo em nossa vida. Acho que a conclusão que chego sobre o que é felicidade é que ela está presente no contentar-se com o que temos, gostar de quem somos e focar nas pequenas coisas que nos fazem bem. A minha felicidade eu encontrei valorizando cada pedacinho da minha rotina. No aceitar que nem todo dia é tão feliz assim, mas mesmo nestes dias, buscar enxergar algo bom.Tem dias que estão mais cinzas, como o tempo que está colorindo o céu a semana toda, mas tão certo quanto o ressurgimento do sol dia destes, é que a tristeza também passa. 

Comentários