Princípio de Pareto (ou Lei dos 80/20) aplicado ao minimalismo

Oi pessoal, boa tarde! Estes dias me deparei com o princípio (ou Lei) de Pareto, que foi criado em 1906 pelo economista Vilfredo Pareto, que preconiza no contexto original que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Por exemplo: 80% da fortuna mundial encontra-se nas mãos de 20% das pessoas ou 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos clientes. A porcentagem pode até variar, mas dificilmente foge da proporção 80/20.



Ao aplicarmos este princípio em nossa vida, iremos perceber que das roupas/acessórios e calçados que temos em nosso guarda-roupa, 80% do tempo usamos apenas 20% do que temos. Reparem que temos roupas e calçados preferidos e consequentemente os usamos com maior frequência, os demais ficam parados em nossos armário ou porque compramos por impulso, ou foram caros ou os mantemos tão somente pelo apego sentimental. Indo mais além, quando aplicamos a lei dos 80/20 ao minimalismo, notamos algo chocante: de todos os objetos que temos, se doarmos 80% e deixarmos apenas os 20% que realmente usamos, veremos que precisamos de bem pouco para viver com qualidade. Não estou dizendo que precisamos deixar nossa casas vazias e desprovidas de personalidade, apenas refletindo o quanto entulhamos nossos armários  e cada cantinho de nossas casas com coisas que não fazem a menor falta e só servem para juntar pó. Minha casa ainda permanece em processo de eliminação (de livros, móveis, enfeites, calçados, roupas, panelas, livros, etc). 
É um processo, pois não posso simplesmente sair jogando fora e dá trabalho vender móveis e doar objetos. Sem contar a categoria de coisas que possuem valor sentimental ou por serem objetos caros ou simplesmente por acharmos que um dia poderemos precisar deles. É preciso saber que destino dar às coisas para que continuem a ter uso e não virem lixo, mesmo por que não existe lixo, as coisas simplesmente somem de nossas vistas, mas continuam em nosso planetinha tão maltratado.


Fica a reflexão: o que é seu 20% indispensável? O que você usa em 80% do seu tempo? O que é essencial?

Comentários