Coisas que andei simplificando: limpeza da casa


Imagem disponível no google
            Oi gente! Dei uma pequena sumida deste cantinho, mas agora estou de volta! Hoje venho compartilhar com vocês como consegui simplificar a limpeza lá de casa. Antes de mais nada: a primeira decisão que tomei foi a de aceitar que algumas coisas por mais que eu falasse na cabeça do marido ele não faria, então o jeito é aceitar que dói menos. Reclamações cessadas comecei a não deixar acumular nada. Tenho uma tendência a procrastinar com as coisas que não gosto de fazer. Então eu chegava a tarde, preparava as refeições, tomava um banho e voilá: celular, vídeos, palestras, redes sociais. Percebi que mal curtia  a casa, não estava lendo nenhum livro até o fim e os afazeres da casa ficavam acumulados para o fim de semana. Resultado: me sentia cansada durante a semana, sentia que mal ficava em casa e perdia o fim de semana limpando a casa, lavando a roupa e tudo o mais. Você deve estar pensando, tá, mas e agora, como você resolveu isso? A solução que encontrei foi não deixar nada para depois. A louça tá suja, então tem que lavar imediatamente e se possível guardá-la. A cozinha é um dos lugares que mais sujam, então depois que terminamos de jantar, o C. lava a louça e eu deixo o fogão limpo, guardo a louça e passo um pano no chão. Lixo eu deixo arrumado de um dia para o outro, assim é só pegar o saco e colocar para fora, coisa que antes eu deixava para fazer no dia e ficava uma correria de manhã. Quando dá eu passo uma vassoura na sala e na copa, pois são ambientes integrados à cozinha. Nada que um aspirador de pó não resolva. Também foi importante a aquisição daqueles rolinhos de colocar na porta que vedam tanto o lado de dentro quanto o de fora, assim não entra tanto pó quando venta e por falar em ventar, eita mês de agosto para ter vento e poeira, além dos pozinhos de queimada, pois em minha região há muitas usinas de beneficiamento da cana-de-açúcar. Ah, roupa para lavar eu tenho feito assim: coloco tudo certinho na máquina à noite  e no outro dia a tarde é só ligar e depois pendurar, recolher e guardar, já que a etapa mais chata que é passar roupa eu eliminei da minha vida. Hoje mesmo no almoço eu já deixei o arroz lavado escorrendo e a cebola picada e a tarde é só colocar na panela e tá tudo certo. Doei panelas que o teflon não funcionava mais e pretendo adquirir uma frigideira pequena e com bom antiaderente e uma panela menor para quando a quantidade de comida é pouca, como refogar algum legumes. O destralhamento continua e cada dia mais eu percebo o quanto precisamos de pouco para viver. Um exemplo disso diz respeito ao número de sapatilhas que tenho (marrom, caramelo, nude, vermelha, pink, preta, oncinha) é tudo sapatilha, mesmo modelo, só muda a cor! Caramba, bastava uma neutra ou no máximo duas!!! Não sou nenhuma centopeia! Sem contar os outros calçados... Mas retomando, agora tenho conseguido deixar tudo mais em ordem e ainda ter tempo de curtir a noite em casa e colocar as leituras em dia. Cada dia a gente faz um pouco e determina a prioridade do dia, vai lá e faz. Hoje a prioridade é fazer o jantar, ligar a máquina e jogar uma água no quintal, pois está repleto de ciscos de queimada. Deu certo gente, espero que ajude você que também trabalha fora e é responsável pela manutenção da sua casa. Um abraço

Comentários