SER mais e TER menos


                                                                                                               Imagem disponível no google

         Tenho pensado muito em como ser mais (amiga, caridosa, útil, ética) e ter menos (coisas, preocupações, necessidades). Considerando que somos almas encarnadas num envoltório físico, material e perecível, porque ainda somos tão apegados ao que o dinheiro pode comprar se só levamos daqui as experiências e atos que escolhemos através do livre arbítrio? Quantas vezes escolhi tomar atitudes pouco éticas, respondi mal a algumas pessoas, fui falsa, hipócrita, egoísta e avara. Também menti. Não sei bem que tipos de provas terei que suportar nesta existência, mas espero que com mais conhecimento possa aceitá-las com resignação, humildade e silêncio. Chego a conclusão de que ninguém precisa saber de meus problemas, dificuldades, medos. Tampouco das boas ações. Não devo também comentar sobre ofensas recebidas. Quero criticar cada vez menos e focar em corrigir ou melhorar as imperfeições que eu possuo, através do autoconhecimento. É muito fácil apontarmos os defeitos do outro, difícil mesmo é corrigirmos os nossos. Estava reparando que muitas das coisas que já critiquei em outras pessoas eram faltas ou falhas de caráter que eu mesma possuía ou ainda possuo, então é preciso agir com bondade e se não for para falar coisas boas é melhor o silêncio. Hoje vejo que perdi a oportunidade de ficar calada em muitas situações, pois cada ser humano encontra-se num estágio de progresso e mais cedo ou mais tarde, querendo ou não, avançaremos e nos tornaremos pessoas melhores. Mas se é possível começarmos hoje, pra que esperar, não é? Que hoje eu possa ser melhor que ontem.

Comentários