Vida simples


                                                          Imagem retirada do google

Tenho pensado muito sobre o que é ter uma vida simples, como tornar a vida mais simples, como simplificar as tarefas rotineiras para tornar tudo mais simples. A conclusão a que cheguei após estes anos de minimalismo e recaídas (porque elas ainda acontecem e com mais frequência do que gostaria) é de que ter uma vida simples é viver com propósito, sendo o mais verdadeira possível e tendo atitudes condizentes com o que penso. Aprendi também que escutar é mais importante que falar e que devemos pensar mil vezes antes de falar mal dos outros e o melhor exercício para isto é dizer somente o que falaríamos diretamente para a pessoa. Temos falhas demais e precisamos nos concentrar em nossa reforma íntima, apesar de ser muito mais cômodo enxergar os defeitos alheios. Ter uma vida simples é viver de forma ética, preferindo o certo ao errado e sendo bons seres humanos. Mas isto tudo que estou dizendo diz respeito a uma vida simples interior. Com relação a levar uma vida simples exterior penso que é ter menos coisas materiais, menos roupas, menos tralhas, menos móveis. Ainda não vivo exatamente com apenas aquilo preciso, tenho muito mais do que o necessário, mas devagar tenho desapegado, doado, vendido. Em alguns momentos de busca interior tentando descobrir mais de mim, confesso que algumas vezes senti certo desespero, pois não encontrava minha essência, não sabia ao certo quem era, do que gostava, o que valorizava. A busca não cessou, é para a vida toda, mas adianto que mesmo tendo doído descobri coisas boas e ruins e neste momento sei que tenho muitas arestas a aparar, sendo o egoísmo, a falta de caridade e o apego ao dinheiro algumas delas. Ás vezes sou muito crítica em relação a mim e aos outros e intolerante com algumas formas diferentes de ser, como pessoas muito frescas...ou muito falsas, ou com má vontade ou reclamonas demais. Preciso aprender a ser mais tolerante com as diferenças. Retomando, deixo em breves tópicos o que é viver de forma simples para mim. Este post tomou um caminho totalmente diferente do que havia pensado, mas tá valendo! E pra você, querido(a) leitor(a), o que é ter uma vida simples?

Minha listinha da simplicidade no viver:
afagar minha gata;
cheiro de café
chocolate quente no inverno
dormir até mais tarde num dia chuvoso
não passar roupa
cozinhar
ser rodeada de plantas
receber e dar um abraço apertado
trabalhar
ter paz
o sorriso de uma criança
céu azul
dia de sol
apreciar a lua cheia num céu de estrelas
natureza
boas companhias
pessoas bem humoradas
cuidar dos meus cachos, das minhas unhas, da minha casa
respeitar meus princípios
ter um lar
ter uma família

Comentários