Minimalismo: consequências




Querido leitor, sem dúvida alguma o minimalismo foi uma das descobertas mais positivas que tive há alguns anos e sinto em dizer: não tem volta. Acredito que  fiz o que a maioria das pessoas fazem já no primeiro contato com o minimalismo: destralhamento do guarda-roupas! Sim, comecei com doação de roupas e calçados. Mas quanto mais aprendia  a respeito, mais coisas me incomodavam em casa, quando notei que eram desnecessárias. Desta forma, tapetes, bijuterias, toalhas de banho, colchas,livros, enfeites e cosméticos foram doados. Mas eu ainda percebia que tinha móveis demais e aí doeu. Sim, já tentou vender um móvel usado mesmo que tenha a aparência de saído da loja? Não vale nada! E é meio difícil de vender. Vejo uma enorme resistência dos brasileiros em comprar móveis usados, a maioria prefere parcelar em inúmeras vezes e pagar juros enormes por algo novo, mesmo com um similar usado e por menos da metade do preço. Percebi que era preciso pensar muito antes de adquirir qualquer coisa, pois não há lixo em nossos planeta, repararam? O que não nos serve mais apenas sai de nossas vistas, mas continua aqui, neste planeta. E muita coisa ninguém quer e vira lixo. Comigo foi assim: primeiro eliminei os excessos de fora (objetos/tralhas), depois o minimalismo foi interno, com o autoconhecimento veio a desobrigação de achar que devia agradar a todos e a preocupação com a opinião alheia foi abaixo, vivo conforme meus princípios. Os amigos (poucos) que ficaram são os que têm conteúdo, propósito e são pessoas positivas. Veio o cuidado com os pensamentos, o perdão, o autoperdão, o amor por mim do modo como sou, o respeito ao outro como ele é, dentre tantas outras coisas. Abaixo listo apenas  10 "consequências"do minimalismo em minha vida:

1. manter no guarda-roupa e na casa apenas o que amo e que me traz alegria;

2. a limpeza da casa tornou-se mais fácil e, apesar de trabalhar fora, não dependo da ajuda de uma auxiliar para manter minha casa limpa;

3.ao simplificar as roupas e escolher tecidos de mais fácil manutenção, não passo mais roupas=tempo para descansar, conversar, ler um livro, escrever aqui!

4. despertar para uma alimentação mais saudável com comidas integrais, verduras e frutas ao invés de sempre estar com pressa e recorrer aos embutidos, congelados e fast food;

5. amor infinto pelas plantas, tempo para cuidar delas, observá-las, senti-las;

6. sobra dinheiro para ser poupado;

7. valorização dos poucos e bons amigos, pessoas superficiais e fúteis deixam de fazer parte do círculo de amizades. Poder receber estas pessoas em casa dá uma satisfação enorme!

8. autoconhecimento, meditação, se conhecer a fundo, deixar as camadas superficiais irem caindo.

9. ter paz, saber que preciso de bem pouco para ser feliz. 

10. despertar da consciência, valorização e cuidado do lado espiritual, cultivo de bons pensamentos.

E como você, leitor, foi assim? Quais as consequências do minimalismo em sua vida? Compartilhe!

Comentários